Fragmentos Betty Martins
.
.
.
._________o escritor original não é aquele que não imita ninguém_________mas sim aquele que ninguém pode imitar__________/// [Chateaubriand]
._______aos tão solitários loucos
.d´almas puras.nuas.
das vestes negras procurando_____o___________.cavalgar________.as enormes.gargalhadas
.
.
.
.Betty Martins________ como. sou cúmplice da loucura .dispo-tE________com o meu sorriso _____________ o meu livro_______________
.dans la tranquillité de mon esprit dans les couleurs dans la douleur et dans l'amour je vais en donner nom à chaque je fragment expectant portrait de moi__________/// ___________________ ______///____________ ______________///________
.de pé sobre o abismo e não morri.canto gregoriano muito limpo não me chegou________________ o fim _____________________catedral sobre o risco.sobre um azul tão grande que afundar-me podia ._____ao fundo do mais fundo mergulhei e não morri_________...________ .amei________[Ana Luísa Amaral]
__________///____________
.é tão "natural" destruir o que não se pode possuir - negar o que não se compreende - insultar o que se inveja_________________ [Honoré de Balzac]
______________________.



o medo contigo de mãos dadas

apanho pedaços de lua que a noite vai distribuindo
___________apenas escassos sinais

ela______________é como um rio__________a noite
que fendas ou poços se abriram
engolindo segredos
como facas ou espadas
que a ferrugem come
a comunhão com o mundo de L´Étranger_______o absurdo
e da estranheza de ser
das verdades______mais nuas e cruéis

por vezes o poeta que se quer à sua própria medida recusando a divindade trava com Deus à maneira de Régio um diálogo desesperado______"Senhor. se tu assim quiseste. fecha-me no meu corpo. e morre tu comigo_________________neste silêncio morto"


vive no vítreo olhar teu
a culpa e o medo


o perigo não pesou muito sobre a memória essencial. aquela - graças à qual nos reconhecemos ao acordar - aquela - que irriga a alma onde navegam os nossos deuses os nossos demónios - onde se depositam os factos de cada dia e onde a vida já percorrida cava a sua íntima perspectiva__ produziram-se um desarranjo brusco que perturbava o uso da palavra

__________não sou capaz de datar as manifestações iniciais desse desarranjo

lobo na neve
é nave e catedral
a sua fome puríssima
é o único vitral
que espelha o céu todo inteiro
só são cruéis os fantasmas_________ele é real

____________que distância avistava eu as palavras formadas pela minha mão à frente dos meus olhos
muitas léguas para além dos cactos onde me pico por desdém

os céus interrogam. de repente - o que podia deixar de existir_________ permanecendo viva. no fundo mesmo no fundo de nós - atrás dos muros das trevas onde se ausenta de nós próprios o pensamento - parte por atalhos - talvez a consciência dialogue com o Deus________ e recolha certezas aquando da morte__________ é que a alma sobrevive - mas será que a surpreendemos-à-nossa consciência?
a tua mão um dia embalou o berço_______e__________
deixou queimar poemas no fogão


é uma hóstia________ murmurei para comigo

as palavras são irresponsáveis precipitam-se ao primeiro clarão - dissipam as trevas procedem à conversão da fantasia em memória do mesmo modo que impõem aos interrogatórios da noite a coerência da sintaxe - quando - uma realidade não admite ser traduzida__________as pedras têm memória

_________que peso tem o esquecimento de um Deus

abotoaste o teu coração com botões de metal
e - embalas no teu colo___________a sombra fria
do teu ainda mais frio corpo
____________em que guardas

aquele segredo religioso - repugnante
que sabes - ser imprudente e trémulo
vive no teu vítreo olhar - a culpa e o medo

que mordam os pulsos - cantem

mas não me ofereçam pactos__________de piedosas intenções

© Betty Branco Martins

Artist : Betty Martins



.todos os textos estão protegidos pela SPA
.imagens e textos com Direitos Autorais de Betty Branco Martins